(11) 5535-2923 / (11) 99217-9351

Notícias

Estudo destaca a necessidade de proteção ocular durante uso de arma de ar comprimido

Este estudo descreve os achados e resultados de 16 pacientes que apresentaram injúrias com ruptura de globo ocular relacionadas à bala de borracha e de arma de ar comprimido. A idade média ao tempo da apresentação foi de 14 anos (entre 4–28 anos), e 88% eram do sexo masculino, dados que demonstram a importância da prevenção deste tipo de trauma ocular em adolescentes e crianças.

Complicações comuns incluíram hifema, catarata traumática e descolamento de retina. A maioria necessitou de ao menos uma cirurgia adicional após o reparo da ruptura do globo ocular. Ao final do acompanhamento, 15 tinham visão de movimentos de mão ou menos. Os achados destacam os riscos associados com uso de arma de ar comprimido e enfatiza a importância da proteção ocular nessa condição. 

Via de regra, o uso desse tipo de dispositivo deve ser reservado a ambientes adequados para a prática de tiro esportivo e para indivíduos de maior idade, tendo-se em vista a gravidade das lesões oculares causadas aos praticantes e potencialmente a terceiros.

(Ophthalmology Retina, Outubro 2018)