(11) 5535-2923 / (11) 99217-9351

Doenças

Doenças das Pálpebras

As pálpebras são órgãos especializados, anatomicamente complexos e responsáveis pela proteção dos olhos e produção da lágrima.

Diversas doenças, tanto congênitas como adquiridas, acometem essas estruturas. Dentre as mais frequentes podemos citar:

Dermatocálase: é a frouxidão da pele palpebral, mais comum em idosos e tabagistas. Pode estar associada à presença de bolsas de gordura mais evidentes. Via de regra, é tratada cirurgicamente.

Ptose palpebral: é a queda da pálpebra superior. Embora mais frequentemente seja causada por alterações senis ou congênitas, pode se apresentar como manifestação de doenças neurológicas ou musculares. Em crianças, a depender da gravidade, pode prejudicar o desenvolvimento visual caso não tratada precocemente.

Mau posicionamento dos cílios: os cílios podem crescer em direção ao olho (triquíase) ou em local anômalo (distiquíase), causando desconforto intenso e dano à superfície ocular.

Mau posicionamento palpebral: ocorre quando a margem da pálpebra apresenta rotação interna, em direção à superfície ocular (entrópio) ou externa (ectrópio). Essas situações são causadas por diversas doenças, sendo mais comumente encontradas em virtude da frouxidão de tecidos palpebrais relacionada à idade.

Tumores palpebrais: as pálpebras podem ser acometidas por tumores benignos ou malignos; dentre esses últimos, o câncer de pele (carcinoma basocelular) é o mais comum. Lesões palpebrais de aparecimento recente devem ser avaliadas o quanto antes, principalmente em pacientes com antecedente de exposição solar intensa e menor pigmentação da pele.

O seu oftalmologista poderá orientá-lo sobre sua condição através da consulta médica.

Nossos médicos são especialistas em Doenças das Pálpebras SP, atuando na cidade de São Paulo – SP.

Para maiores informações sobre o tratamento das Doenças das Pálpebras, visite o site da Sociedade Brasileira de Oftalmologia: SBO

*As informações contidas nesse site obedecem as normas emanadas da Resolução 1974/11 do Conselho Federal de Medicina, que dispõem sobre publicidade médica. A apresentação de doenças e procedimentos não expõem, dessa forma, imagens de pacientes que tenham sido ou que são acompanhados pelo profissional médico.

** Todas as imagens e ilustrações contidas neste site (salvo aquelas de propriedade dos autores ou de outrem, casos em que a autoria é informada) são de domínio público ou foram obtidas em base de imagens com licença gratuita de uso.