(11) 5535-2923 / (11) 99217-9351

Doenças

Doenças das Vias Lacrimais

O sistema lacrimal pode ser acometido tanto por doenças do aparelho secretor (glândula lacrimal principal) como do aparelho de drenagem (vias lacrimais).

A obstrução de vias lacrimais (OVL) SP pode ser congênita ou adquirida. O sintoma primordial é o transbordamento de lágrima (epífora), que pode causar intenso desconforto e diminuição da qualidade de vida do paciente.

A obstrução congênita das vias lacrimais é relativamente frequente, manifestando-se por epífora e secreção ocular em pequena quantidade na maioria dos casos. Felizmente, grande parte das crianças acometidas apresenta resolução espontânea do quadro até os 2 anos de idade. O tratamento geralmente é indicado na persistência dos sintomas e na ocorrência de complicações infecciosas (conjuntivite recorrente ou dacriocistite).

A obstrução adquirida das vias lacrimais ocorre sem causa identificável na maioria dos pacientes (idiopática), embora o uso de alguns medicamentos oculares ou sistêmicos (como determinadas drogas utilizadas no tratamento do câncer) também possa resultar em quadro de OVL.

O tratamento dessas condições depende da idade do paciente, do quadro clínico, do local e da causa da obstrução. O seu oftalmologista poderá orientá-lo de maneira adequada a respeito da sua condição.

Dr. Fabricio Lopes da Fonseca é especialista em Doenças das Vias Lacrimais SP, atuando na cidade de São Paulo – SP.

*As informações contidas nesse site obedecem as normas emanadas da Resolução 1974/11 do Conselho Federal de Medicina, que dispõem sobre publicidade médica. A apresentação de doenças e procedimentos não expõem, dessa forma, imagens de pacientes que tenham sido ou que são acompanhados pelo profissional médico.

** Todas as imagens e ilustrações contidas neste site (salvo aquelas de propriedade dos autores ou de outrem, casos em que a autoria é informada) são de domínio público ou foram obtidas em base de imagens com licença gratuita de uso.