(11) 5535-2923 / (11) 99217-9351

Doenças

Seus óculos: como escolher a armação adequada

A escolha da armação é muito importante para a confecção correta dos óculos. Apresentamos algumas dicas sobre como decidir qual a mais adequada para você. Entretanto, as orientações do seu médico oftalmologista e de um óptico de confiança são fundamentais.

Ao optar por determinada armação, devemos considerar os seguintes aspectos:

1. Tipo de armação

2. Formato do rosto

3. Centralização durante o uso

4. Adequação à prescrição médica

 

1. Tipo de armação: as armações são confeccionadas em diversos materiais, cada qual com suas vantagens e desvantagens.

Acetato fechado:

acetato

Vantagens: proteção das bordas das lentes, recobrimento de bordas espessas (em casos de altas graduações), menor irritação da pele nasal (ausência de plaquetas metálicas).

Desvantagens: esteticamente mais “pesadas”.

O acetato italiano (Mazzucchelli) é um dos produtos de melhor qualidade, leve e de excelente resistência. Encontra-se disponível em diversas marcas de armações.

Metal fechado:

metal

Vantagens: molduras mais finas, leves e antialérgicas.

Desvantagens: menor resistência, bordas das lentes aparentes (fato que pode ser um inconveniente em maiores graduações), pode causar alergias e está sujeito à oxidação.

As armações em titânio e aço inoxidável são as mais resistentes e com menor potencial alergênico.

Apresenta as seguintes opções de montagem:

Fio de nylon: aparência mais leve, facilita a leitura pela ausência de aro na parte inferior das lentes. Entretanto, é mais frágil e não esconde bordas espessas das lentes.

fio de nylon

Três peças: discreto, leve, comporta diversos formatos de lentes. No entanto, são muito frágeis, não esconde a espessura das lentes e tem maior risco de desajustes, por frouxidão dos parafusos ou buchas de montagem.

tres pecas

2. Formato do rosto

Deve ser considerado na escolha das armação, como mostra a figura abaixo:

oculos-de-sol-para-cada-tipo-de-rosto-fina-forma

3. Centralização durante o uso

Tanto a centralização horizontal quanto a vertical são de extrema importância. A descentração das lentes ou da própria armação pode causar efeito prismático nas lentes, ou mudança do foco desejado (como pode ocorrer nas lentes progressivas), comprometendo a qualidade da visão. Por isso, as medidas adequadas da distância nasopupilar e da altura de montagem são indispensáveis.

4. Adequação à prescrição médica

Em linhas gerais, graduações mais elevadas devem ser aviadas em lentes de alto índice, evitando-se armações montadas em fio de nylon ou três peças (em graduações negativas).

Converse com seu médico oftalmologista!

*As informações contidas nesse site obedecem as normas emanadas da Resolução 1974/11 do Conselho Federal de Medicina, que dispõem sobre publicidade médica. A apresentação de doenças e procedimentos não expõem, dessa forma, imagens de pacientes que tenham sido ou que são acompanhados pelo profissional médico.

** Todas as imagens e ilustrações contidas neste site (salvo aquelas de propriedade dos autores ou de outrem, casos em que a autoria é informada) são de domínio público ou foram obtidas em base de imagens com licença gratuita de uso.