Plástica nos olhos

Se existe algo que mudou significativamente nas últimas décadas, pode-se citar sem sombra de dúvidas as ciências médicas e toda as outras ciências associadas.

Um exemplo claro dessa mudança é o próprio tabu que envolve muitos tópicos ligados a saúde humana: podia ser que antigamente muitas enfermidades não eram nem citadas quando em conversas do dia a dia, pois a sua citação já acarretava em algum tipo de ranço ou quebra de raciocínio: seja algumas doenças de natureza crônica como o câncer, seja ainda de natureza infecciosa como a infecção pelo vírus HIV e o seu desfecho clínico se não tratado (AIDS).

E se muitas destas doenças eram consideradas sentenças de morte anos 70, 80 e 90, atualmente devido ao avanço das ciências médicas o diagnóstico, tratamento e controle destas enfermidades estão cada vez mais efetivos e satisfatórios, trazendo não apenas melhor qualidade de vida para os atingidos, mas também mudando a concepção e as dúvidas que nós temos sobre determinadas enfermidades, desmistificando assim muitas delas, diminuindo o tabu associado.

Evolução dos serviços médicos

Obviamente que o medo por ser atingido por alguma doença grave ainda permeia no meio de nós, afinal ninguém quer ficar enfermo, e muito menos ver alguém próximo a nós enfrentando um mal do tipo.

Mas com a melhora das ciências médicas, muito sofrimento antigo e desnecessário foi suprido, restando por vezes uma lembrança vestigial que algumas doenças e enfermidades traziam para a nossa civilização em uma época que os melhores tratamentos se limitavam à apenas plantas medicinais e rezas pedindo a cura.

Antigamente não havia métodos eficazes para diagnóstico e higienização, assim como também se desconhecia muitos fatores associados as doenças (como o microcosmo dos vírus, bactérias, protozoários, entre outros agentes infecciosos), o que fazia que as chances de pegar uma doença durante um procedimento cirúrgico, por exemplo, eram muito maiores do que não fazer o procedimento!

A modernidade nos trouxe tecnologia e métodos mais sensíveis, não apenas focando na saúde fisiológica, mas também na saúde emocional e psicológica.

As cirurgias de correção

Procedimentos cirúrgicos acompanharam a história do homem, ganhando notoriedade substancial a partir da Segunda Grande Guerra.

Antes os cirurgiões realizam serviços generalizados: em uma cidade médica, você poderia ir até uma barbearia e pedir diferentes serviços: pedir para tirar piolhos da sua cabeça, ou extrair um dente podre, ou ainda serrar uma perna gangrenada.

As barbearias medievais concentravam diferentes serviços voltados à saúde, o que poderia ser bastante traumatizante para quem precisasse destes profissionais.

A partir da metade do século XX que se pode considerar o ponto crucial de mudança: tanto nos procedimentos como também nos catálogos de anestésicos e outros químicos que atenuam a dor e a sensibilidade do paciente (pense indo em uma barbearia medieval fazer um procedimento cirúrgico e o máximo de anestesia que eles iriam de dar seria bastante vinho e bebidas alcoólicas).

Realmente a guerra é uma estupidez, entretanto seus milhões de feridos e injuriados (não apenas na Segunda Guerra, mas também na Guerra do Vietnã: a mais longa do século XX) foram um importante laboratório para aprimorar continuamente as práticas cirúrgicas, atenuando o sofrimento das vítimas.

Entre em contato com um de nossos profissionais, e esclareça suas principais dúvidas quanto à saúde de seus olhos.