(11) 5535-2923 / (11) 99217-9351

Procedimentos

Uso correto de colírios: 10 passos

Os colírios são medicamentos apresentados em formulações para uso tópico ocular, com indicações, contra-indicações e efeitos colaterais e adversos como qualquer outra droga. Dessa forma, utilize apenas quando indicados e prescritos por seu médico oftalmologista.

Listamos abaixo os 10 passos essenciais para seu uso correto:

1. Lave as mãos: nossas mãos são os principais veículos de transmissão de doenças. Sua correta higienização é fundamental antes da manipulação de medicamentos e dos olhos.

2. Verifique se o colírio está correto: frascos de colírios podem ser semelhantes entre si e aos de outros medicamentos. Fique atento!

3. Agite o frasco: alguns medicamentos (suspensões) devem ser agitados antes do uso, para que a droga se dissolva novamente. Caso contrário, apenas o veículo sairá do frasco, o que pode comprometer a eficácia do tratamento. Seu médico vai determinar quando esse passo será necessário.

4. Incline a cabeça para trás: facilita a exposição do olho e o gotejamento na superfície ocular.

5. Puxe a pálpebra inferior para baixo: essa manobra formará uma bolsa no saco conjuntival inferior, onde o colírio será armazenado.

6. Segure o frasco de colírio sobre o olho: posicione o frasco o mais verticalmente possível, sem tocar o bico na superfície ocular, para evitar lesões oculares e contaminação do medicamento.

7. Aperte o frasco do colírio: via de regra, deve-se pingar apenas 01 gota de colírio, cujo volume é mais do que suficiente para preencher esse espaço.

8. Feche os olhos por 30 segundos: mantenha os olhos suavemente fechados, como se fosse dormir. Apertar as pálpebras ou piscar não é recomendado, pois isso elimina rapidamente o colírio para o nariz juntamente com a lágrima, diminuindo a absorção ocular e aumento a absorção sistêmica, o que não é desejável.

9. Limpe o excesso de líquido com lenços descartáveis: não coloque o lenço sobre os olhos, para não absorver o colírio. Seque apenas o que escorrer pela sua face.

10. Espere 5 minutos: se for necessária a aplicação de outro colírio, gel ou pomada oftálmica.

Siga corretamente as recomendações de uso dos medicamentos. Elas são indispensáveis para a eficácia do seu tratamento.

*As informações contidas nesse site obedecem as normas emanadas da Resolução 1974/11 do Conselho Federal de Medicina, que dispõem sobre publicidade médica. A apresentação de doenças e procedimentos não expõem, dessa forma, imagens de pacientes que tenham sido ou que são acompanhados pelo profissional médico.

** Todas as imagens e ilustrações contidas neste site (salvo aquelas de propriedade dos autores ou de outrem, casos em que a autoria é informada) são de domínio público ou foram obtidas em base de imagens com licença gratuita de uso.