(11) 5535-2923 / (11) 99217-9351

Notícias

É possível controlar a progressão da miopia?

ensaio-sobre-a-miopia-by-layana-leonardo-10

Nos últimos 10 anos, houve um grande aumento do estudos científicos dedicados  a pesquisar maneiras de impedir ou retardar a progressão da miopia, notadamente em crianças e adolescentes.

Dentre as formas de tratamentos pode-se citar as lentes de contato bifocais e multifocais e o tratamento farmacológico com uso de colírio de atropina, este última sendo a mais promissor. O uso de óculos, lentes de contato gelatinosas, rígidas ou ortoceratologia parecem ter efeitos similares na progressão da miopia (Cui Y, Li L, Wu Q, Zhao J, Chu H, Yu G, Wei W.  Myopia correction in children: a meta-analysis. Clin Invest Med. 2017 Jun 26;40(3):E117-E126.).

O colírio de atropina em baixas doses vem sendo avaliado em todo o mundo, porém são necessárias algumas ressalvas. Esse tratamento ainda é realizado sem normatização específica das agências reguladoras de medicamentos. Além disso, o potencial efeito rebote após a suspensão da medicação, com posterior aumento da miopia, assim como a falta de eficácia da atropina em retardar o aumento do tamanho ocular e eventuais efeitos adversos locais e sistêmicos dessa medicação no uso de longo prazo exigem estudos mais aprofundados, antes de permitir a prescrição disseminada deste tratamento para todas as crianças míopes.

Estudo de revisão publicado recentemente aponta para a eficácia do uso de colírio de atropina em baixa dose (0,01%) na diminuição da progressão da miopia. Entretanto, as evidências mais confiáveis provém de populações asiáticas, sendo que os trabalhos em demais populações não demonstraram evidências suficientes que suportem o uso disseminado da atropina. (Pineles SL, Kraker RT, VanderVeen DK, Hutchinson AK, Galvin JA, Wilson LB, Lambert SR. Atropine for the Prevention of Myopia Progression in Children: A Report by the American Academy of OphthalmologyOphthalmology. 2017 Jun 29. pii: S0161-6420(17)31675-5.)

Assim, é importante discutir com seu médico oftalmologista sobre a conveniência e a indicação destes tratamentos. Entretanto, o estímulo às atividades ao ar livre e a diminuição do uso de dispositivos eletrônicos  por tempo prolongado podem ser benéficos em diminuir o surgimento da miopia (Xiong S, Sankaridurg P, Naduvilath T, Zang J, Zou H, Zhu J, Lv M, He X, Xu X.  Time spent in outdoor activities in relation to myopia prevention and control: a meta-analysis and systematic review. Acta Ophthalmol. 2017 Mar 2.)

Lembre-se também que para a manutenção da saúde ocular das crianças, é importante que sejam  submetidas ao exame oftalmológico já no primeiro ano de vida, e anualmente, até o início da adolescência.