(11) 5535-2923 / (11) 99217-9351

Notícias

Janeiro Roxo – Alerta para a Hanseníase

A hanseníase (ou lepra) é uma doença que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos. No Brasil, com base em dados de 2016, mais de 25 mil pessoas sofrem com a doença, o que significa quase 12% dos casos ao redor do mundo, atrás apenas da Índia.

É de natureza infecciosa e contagiosa, com surgimento de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. A pele também pode ter alteração da sensibilidade e o paciente não sente calor, frio, dor e mesmo o toque (ou tem sensibilidade diminuída). É comum ter sensação de formigamento, fisgadas e dormência nas extremidades (mãos e pés) e em algumas áreas pode haver diminuição do suor e de pêlos. Atenção: o paciente pode ter dificuldades para segurar objetos, pode se queimar e não sentir ou, por exemplo, perder os chinelos sem perceber. A doença pode provocar o surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo, assim como diminuição da força muscular.

Embora com menor frequência, os olhos, pálpebras e supercílios podem ser acometidos, com perda de cílios, supercílios, lesões da superfície ocular ou inflamação intraocular.