Procedimentos

Cirurgia de catarata

Por definição, catarata é qualquer opacidade do cristalino, lente que se encontra atrás da íris. Embora constitua a principal causa de cegueira reversível no Brasil e no mundo, apenas o diagnóstico de catarata não é sinônimo de cirurgia. O principal indicativo da sua necessidade é o impacto que a doença causa nas atividades cotidianas do paciente e nas suas diversas funções visuais, como acuidade visual, visão de cores, sensibilidade ao contraste e ofuscamento (glare).

img_catarata_02

A cirurgia de catarata é um dos procedimentos médicos que apresenta melhor relação custo-benefício, em virtude da melhora acentuada da qualidade de vida que proporciona aos pacientes.

A evolução da técnica cirúrgica, com incisões oculares progressivamente menores e tecnologias agregadas como a facoemulsificação, uso de lentes dobráveis (monofocais, tóricas ou multifocais) e mais recentemente do laser de femtosegundo proporcionou melhores resultados, com recuperação visual mais rápida no pós-operatório.

cirurgia-catarata

Embora muito segura quanto bem indicada e realizada por cirurgião experiente, a cirurgia não é isenta de complicações, como qualquer procedimento cirúrgico. Assim, é de fundamental importância procurar um médico oftalmologista de sua confiança para avaliação pré-operatória adequada e esclarecimento de todas as suas dúvidas.

Lembre-se de que o sucesso de uma cirurgia começa com sua correta indicação.